Como se inscrever no Sisu – Entenda como funciona a inscrição passo a passo

A inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) deve ser feito pelo site oficial do programa ou pelo aplicativo lançado em 2017. O período de inscrição fica aberto do dia 29 de maio a 1° de junho no primeiro semestre do ano. Para se inscrever é obrigatório ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e não ter zerado na redação.

O sistema de inscrição do Sisu é completamente informatizado para gerar o máximo de facilidade e didatismo para os candidatos que querem concorrer à vagas em universidades federais públicas.

Todos os estudantes que fizeram a prova do Enem do ano anterior e não zeraram a redação podem se inscrever no Sisu, não há limite de renda, faixa etária, social e outros fatores como programas governamentais como o Prouni.

Para fazer a inscrição você só vai precisar do número e senha utilizados no sistema do Inep quando fez o Enem. O processo de inscrição é completamente gratuito.

Como se inscrever no Sisu pelo aplicativo

O aplicativo do Sisu foi lançado para oferecer o máximo de facilidade para os jovens estudantes que querem acompanhar o processo de inscrição e ter certeza das datas e divulgação dos aprovados na chamada regular.

Basta baixar o aplicativo na Play Store aqui. 

A grande vantagem é que ao invés de ter de acompanhar sozinho a página oficial, o próprio aplicativo te manda lembretes sobre as datas de inscrição, divulgação dos resultados e demais etapas do calendário acadêmico do programa.

Para fazer sua inscrição com o app basta seguir as instruções no menu lateral direito de serviços. Depois de finalizar, acompanhe a nota de corte e demais informações na página oficial da aplicação.

aplicativo sisu como se inscrever

Como se inscrever no Sisu passo a passo no site oficial

  1. Acesse o site: http://sisu.mec.gov.br/
  2. Clique em fazer inscrição. Ela só estará disponível no site dentro do período de inscrição. Para saber quando será disponível, fique sempre atento ao cronograma presente no lado direito do sitecronograma-sisu
  3. Clique em “Ver meu Boletim” no botão laranjado
    boletim-sisu
  4. Faça o login com sua senha e número de matrícula do Enem
    entrar-sisu
  5. Em seguida, vai abrir uma tela para preencher primeira opção de curso e segunda opção de curso
  6. Clique na opção “fazer inscrição na 1ª opção”
  7. Você pode procurar por instituições, município ou curso. Ao pesquisar por município, por exemplo, aparecerão todas as instituições de ensino disponível, número de vagas e horário dos cursos.
  8. Escolha as modalidades de ingresso que mais se aplicam a você e clique em “Escolher esta modalidade”
  9. Vai abrir uma tela com os documentos necessários, informações do curso. Leia com atenção.
  10. Clique em confirmar
  11. Agora, o mesmo processo se aplica para fazer a escolha na 2ª opção de curso
  12. Confirme suas escolhas ao clicar no botão “Confirmar inscrição”

Como funciona o processo seletivo – Me inscrevi. E agora?

Ao confirmar a inscrição ainda será possível mudar de curso de acordo com a demanda e nota de corte que é atualizada dia a dia. Dessa forma o candidato precisa do jogo de cintura para conseguir se incluir no curso de graduação que se mostra mais apto à nota média do estudante.

O sistema de seleção unificada utiliza a base de dados do Enem para definir a ampla concorrência e a ala de cotistas para realizar o ingresso nas universidades federais.  Por isso não é preciso completar nenhum dado no momento de inscrição do programa.

No dia da divulgação de resultados você receberá a notícia de classificação das suas opções em ordem de preferência. Se achar que tem chances deve escolher se deseja ou não participar da lista de espera, o que não vai mudar sua ordem de preferência do primeiro para o segundo curso escolhidos.

inscrições sisu

Existe uma data limite de inscrição e apresentação de documentos da matrícula para os selecionados na primeira chamada regular. Como é comum que nem todos os escolhidos se matriculem novos processos de matrícula são abertos e novos candidatos selecionados.

Neste caso, é preciso estar atento sempre ao site para verificar sua situação. Afinal, em caso de aprovação não será enviado nenhum tipo de notificação ou informativo para o estudante.

Fique atento ao calendário acadêmico para saber se foi aprovado no curso de graduação. Caso seja receberá os informativos de até que data e tudo o que precisará ser aprovado no momento de mostra a documentação para matrícula presencialmente na universidade federal inscrita. Será preciso acessar um termo de adesão e confirmar dados sobre si mesmo.

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada trata-se de um processo todo informatizado, onde o estudante recebe a sua nota e gera uma espécie de boletim. Depois disso, as universidades públicas ofertam suas vagas e o estudante é direcionado de acordo com a pontuação, o ingresso não é válido para universidades particulares. Caso a nota do Enem esteja de acordo com a pontuação exigida pelas faculdades, o estudante tem direito à vaga.

cadastro sisu

O processo seletivo do Sisu ocorre em apenas uma etapa, que se inicia com uma simples inscrição que o estudante precisa fazer. O sistema oferece duas escolhas que o estudante precisa fazer, a primeira opção de curso que você gostaria de fazer, sendo que é importante lembrar que essa primeira opção é a mais forte. Você precisa pensar na profissão que gostaria de exercer quando for fazer a escolha.

Já a segunda opção, também precisa ser pensada com atenção, pois algo você não consiga vaga na primeira opção, pode ter chance de entrar na segunda. Sendo assim, precisa também ser algo que te impulsiona de alguma maneira.

No Sisu o estudante não fica restrito apenas ao estado de origem, ele pode se candidatar a vagas em universidades que também fiquem em outros estados, ampliando suas chances. No site do Inep, você encontra uma lista com todas as universidades disponíveis pelo sistema.

Viu, como pode ser fácil fazer a inscrição no Sisu? Boa sorte!