Site da Previdência Social – Serviços, Cadastro, Consultas e Contatos

Previdência Social está descrita na Constituição Federal de 1988 com um direito destinado a todo cidadão brasileiro, pois se refere a uma instituição pública que concede direitos aos segurados em determinadas situações.

No caso, a Previdência Social está ligada com o INSS – o Instituto Nacional do Seguro Social, criado em 1990.

Conheça mais sobre o site da Previdência Social, quais os serviços existentes nele, como se cadastrar, como consultar os serviços e saiba as melhores formas de contatar a Previdência Social para tirar suas dúvidas!

Site da Previdência Social

site previdencia social

A Previdência Social se caracteriza como o seguro destinado ao cidadão brasileiro que tenha contribuído social para este fim. Dessa forma, a instituição concede direitos aos segurados para substituir suas rendas quando ele perde a capacidade de trabalho, como em casos de doenças, invalidez, morte, idade avançada, assim como em situações de desemprego involuntário.

A finalidade da Previdência Social é garantir proteção tanto do trabalhador quanto da sua família. O INSS é a organização pública que presta tais serviços previdenciários para a população do Brasil.

O site oficial da Previdência Social é: http://www.previdencia.gov.br/.

Por meio dele, você confere diversas notícias e publicações relacionadas aos benefícios disponíveis. Na página inicial, você encontra com facilidade tais matérias, assim como aproveita o menu localizado na lateral esquerda da tela com as categorias de serviços existentes.

Principais serviços da Previdência Social

A Previdência Social trabalha não somente atendendo os direitos sociais dos trabalhadores, mas também oferece auxílio no serviço público e na própria saúde e segurança do trabalhador.

Em qualquer agência da Previdência Social, você encontrará serviços para empresas, cartórios e cidadãos. Todos os serviços estão presentes no site oficial da Previdência Social, basta você acessar e verificar as opções.

Entretanto, os principais – aqueles que mais são procurados – serviços são:

  • Agendamento;
  • Atualização de cadastro – pode ser feito online ou presencial;
  • Atualização de tempo de contribuição;
  • Cadastramento de Declaração de Cárcere;
  • Cálculo da Guia da Previdência Social (GPS);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Consulta de perícias médicas agendadas;
  • Consulta de situação do benefício;
  • Demonstrativo de Imposto de Renda;
  • Prova de vida.

Antes de ir até uma agência da Previdência Social, veja pelo site se não há possibilidades de realizar o serviço por meio da internet, sem necessidade de deslocamento.

É claro que os serviços que você pode estar procurando são aqueles relacionados ao INSS, principalmente informações sobre os benefícios que eles dispõem e se você se enquadra como segurado. Para tanto, acesso https://www.inss.gov.br e veja todas as categorias de benefícios!

Cadastro Previdência Social

Extrato da Previdência Social2

Agendamentos, consultas, visualização de extratos, simulação de tempo de contribuição, agendamento de perícia e outros serviços associados aos benefícios oferecidos pelo INSS são serviços que podem ser acessados através da Central de Serviços Meu INSS.

O portal, através do site https://meu.inss.gov.br/central/#/, somente pede por um breve cadastro – alguns serviços exigem login (você notará por um ícone de cadeado ao lado do serviço).

Para fazer o cadastro, você deve acessar essa página do Meu INSS e clicar em “Entrar”, localizado no topo direito da página. A seguir, vá em “Login” para abrir uma nova janela.

No fim da tela, existe “Cadastre-se”. Clique ali. Novamente, na nova tela, clique em “Cadastre-se”.

A partir daí você precisa digitar seus dados pessoais e seguir com o que é solicitado até finalizar o processo. Quando conseguir, o seu login e senha (ela será gerada pelo sistema) servirão para ter acesso ao Meu INSS e aos serviços disponibilizados.

Consulta Previdência Social

Da mesma maneira que o cadastro, você pode acessar o Meu INSS para realizar consultas que tratam do seu benefício – seja ele da aposentadoria por idade, auxílio-doença, etc. – bastando usar o menu lateral.

Ali, você vai encontrar as opções de consulta de revisão de benefício, o extrato previdenciário e o extrato de pagamento de benefício.

Se já tiver feito o login no site, basta clicar em cada um dos serviços e visualizar as informações. Caso contrário, faça o login e tenha acesso.

Atendimento da Previdência Social

Se você tem alguma dúvida, reclamação, elogio, denúncia ou mesmo sugestões para a Previdência Social, é possível entrar em contato e manifestar-se através da Ouvidoria.

Por meio do link https://www.inss.gov.br/ouvidoria/ você lê as diversas informações (o que você pode cadastrar e o que não se deve manifestar), podendo cadastrar sua mensagem através da internet.

Se preferir, pode entrar em contato pelo telefone da Central de Atendimento: 135 (das 7 horas às 22 horas de segunda-feira a sábado).

Confira, também, como consultar a minha Previdência Social?