Títulos Públicos – Como investir? Como funciona? Vale a pena?

Basicamente, os títulos públicos são empréstimos, em que o investidor empresta dinheiro para que o governo. Em troca, ele receberá o valor corrigido acrescido de juros. Toda essa transação é realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional e é considerada um dos investimentos mais seguros e eficientes, afinal, possui o menor risco de crédito.

No entanto, antes de começar a investir nos títulos públicos, é importante conhecê-los – caso contrário, você poderá perder dinheiro! Entenda como funciona esse método de investimento e veja como aplicar o seu dinheiro:

titulo publico como investir

Títulos públicos – o que são?

A ideia dos títulos públicos é bem semelhante a da tradicional caderneta de poupança, porém, com rentabilidade maior. São realizados com ativos de renda fixa e funcionam da mesma forma que o CDB, LCI ou LCA, no entanto, os recursos captados pelos títulos vão para o governo. Isso significa que não há riscos de falência, como é o caso de instituições privadas.

A emissão dos títulos é feita pelo governo por meio do Tesouro Direto, que, por sua vez, é um programa do Tesouro Nacional e da BMF&F Bovespa. Ao comprar um, você empresta dinheiro para o governo utilizar onde for necessário: infraestrutura, educação ou qualquer outro fim. Em troca, no dia do vencimento do seu título, você recebe o valor investido mais os seus rendimentos.

No ato da compra, é acordado a forma de rendimento, o tempo e o valor da aplicação. O título fica registrado em seu nome e CPF. É possível acompanhar todos os trâmites pela corretora escolhida, sendo que pode ser feito on-line.

Os títulos públicos são ótimos para pequenos investidores, já que possuem um baixo custo. É possível investir R$100,00 em uma fração de um título, por exemplo. No entanto, atente-se ao mínimo de aplicação exigido (10% do valor do ativo). Além do baixo risco de crédito, é um método que conta com liquidez diária, já que você pode vendê-lo a qualquer momento.

Vale a pena investir em títulos públicos?

Por ser um investimento de baixo risco de crédito, acaba sendo mais seguro que outros investimentos. É bem semelhante à caderneta de poupança, porém é um sistema mais rentável financeiramente. Vale a pena investir nos títulos públicos, mas não apenas neles.

Conheça outros métodos de investimento e veja quais os mais adequados ao seu perfil. Dessa forma, você conseguirá dividir o seu capital para investimento e multiplicar todos os seus ganhos.

Investir com segurança é primordial para uma boa rentabilidade. Por isso, antes de comprar um título, estude os já existentes e veja como acompanhar a evolução. Lembre-se: para que você consiga a rentabilidade prevista, é preciso aguardar a data de vencimento. Isso não impende que você venda o título antes, mas acabará recebendo menos do que esperava.

Tipos de títulos públicos

Ao aplicar o seu dinheiro em títulos públicos, você poderá escolher entre os diversos tipos. Eles estão divididos entre pré-fixados e pós-fixados.

Pré-fixados

Os títulos desse grupo possuem uma rentabilidade conhecida no ato da compra. Dessa forma, ao adquiri-lo, você poderá calcular quanto irá receber na data do vencimento. Para saber o valor real, é necessário descontar a inflação, assim como qualquer outro investimento que tenha taxa de juros já definida. Aqui, você encontra dois tipos de títulos:

  • Tesouro pré-fixado — rentabilidade fixa e apenas um pagamento (na data do vencimento);
  • Tesouro pré-fixado com juros semestrais — rendimento fixo, porém o pagamento de juros acontece a cada 6 meses.

Pós-fixados

Nesse grupo, os rendimentos são corrigidos por um indexador. Na hora da compra, será definido se acompanhará a taxa Selic ou outra, mais a variação do IPCA (índice de inflação). Os contratos podem ser:

  • Tesouro Selic;
  • Tesouro IPCA+;
  • Tesouro IPCA+ com juros semestrais.

Como investir

Procure uma corretora de valores e abra a sua conta. Em seguida, transfira o dinheiro que irá investir para a sua conta na corretora. Com o dinheiro na conta, selecione os títulos públicos e defina o valor que será aplicado. Feito isso, é só finalizar a compra, acompanhar a movimentação e esperar a data de vencimento.

como investir em título público

Lembre-se: estude muito sobre qualquer tipo de investimento antes de fazê-lo. Evite aplicar todo o seu dinheiro em um único método, dessa forma você protege o seu patrimônio e seus rendimentos.