Voto em Branco e Nulo – Como Funciona? Tipos de voto? Como Votar?

Como todos sabem, os votos para as eleições no Brasil são obrigatórios, certo? Mas, afinal, o que é um voto? Segundo a Constituição de 1988, o voto é uma espécie de manifestação do cidadão brasileiro para com a corrida eleitoral em andamento.

O voto serve para o cidadão mostrar a sua opinião e vontade com relação aos políticos candidatos, e a maioria dos votos em um mesmo candidato define a eleição e elege um político.

voto-branco

O sistema de votos é utilizado em todos os países democráticos e pode ser eletrônico (como é no Brasil) ou manual (como em outros países). Mas, o voto tem as suas especificações e os mais conhecidos são o voto branco ou o nulo.

Como funciona o voto

O voto no Brasil é obrigatório para todas as pessoas devidamente regularizadas, pois, trata-se de uma escolha de interesse de todos no país. E essa obrigatoriedade está incluída às mulheres e aos analfabetos (o que antes da Constituição ser publicada, era proibido).

Caso o brasileiro não possa comparecer às urnas de sua cidade por qualquer motivo (viagens, trabalho, doença), a justificativa do não comparecimento é obrigatório para evitar multas e penalizações e, até mesmo, o cancelamento de seu CPF – Cadastro de Pessoa Física.

Tipos de Votos

Existem alguns tipos de votos, mas nem todos sabem o que cada um quer dizer. Por isso, trouxemos uma forma mais fácil de você conhecer quais são os tipos de voto no Brasil e no mundo. Confira:

Voto Direto – Esse é o tipo de voto utilizado no Brasil. É quando o próprio eleitor vai às urnas no dia da eleição e vota no candidato que mais lhe agrada, sem interferência ou influência.

Voto Indireto – Esse tipo de voto é muito comum em vários países, como Argentina, Cuba, EUA, Japão e vários outros. É o tipo de voto em que o eleitor não elege o candidato por livre escolha, quem o elege são os próprios políticos, em uma votação pequena, com base no que eles acreditam ser melhor.

Voto nulo – Esse tipo de voto pode ser usado por qualquer eleitor que não esteja satisfeito com os políticos a serem eleitos.

Voto em Branco – Esse voto é a vontade do eleitor de não eleger ninguém, ou seja, não se importa com quem irá ganhar. Pelo menos a ideia sempre foi essa, até um tempo atrás, por isso, o voto em branco era computado como um sim para o candidato que obtivesse mais votos. Mas, hoje em dia, isso não passa de um mito.

Voto Facultativo – é o tipo de voto que encontramos no EUA, por exemplo, onde o eleitor vota se quiser ou ele fica em casa e não vota. No Brasil, isso não se aplica para os eleitores entre 18 a 70 anos de idade. Mas, para adolescentes de 16 a 17 anos o voto é facultativo, bem como para idosos com mais de 70 anos.

Como votar em branco ou em nulo?

Esse é o tipo de pergunta que as pessoas sempre fazem, principalmente, no cenário político atual do Brasil. Ultimamente, há uma fala de que se todos votarem nulo, a eleição é cancelada.

Antigamente, talvez, esse plano daria certo, mas hoje, infelizmente (ou não), isso não passa de um boato. Quando votamos em branco ou nulo nas urnas, automaticamente, o voto é cancelado. Portanto se alguém vota em algum candidato, esse voto vale como a maioria.

Mas, o que confunde muito na hora de votar é: como votar nulo? Como votar em branco? Não tem muito segredo para utilizar um desses votos, basta prestar atenção!voto-em-branco-ou-em-nulo

Quando é para o voto em branco, a própria urna já possui um botão do voto branco que é só preciso apertá-lo e depois confirmar o voto (botão branco e botão verde). Assim, você não escolheu um candidato para o determinado cargo.

Para votar nulo, é um pouco mais diferente. Ao invés de você digitar o número do candidato, você digita um número que não tenha na eleição e, após, se não aparecer a foto de nenhum candidato, você aperta o botão “confirma”.

Mais é bom tomar cuidado! Caso você não preste atenção, pode acabar digitando um número que possua um candidato e depois sofrerá as consequências como a insatisfação da gestão eleita por você.