XP Investimentos – É Seguro Investir? Quais as Modalidades de Investimento?

Uma das maiores instituições financeiras do Brasil, a XP Investimentos foi fundada em 2001 e oferece opções de investimento em praticamente todas as modalidades e em contato com vários bancos. Essa diversidade é uma das grandes vantagens da corretora de valores em relação às demais instituições financeiras. 

A rentabilidade também pode ser maior, justamente pelo fato de a XP trabalhar com diversas outras instituições. É o caso dos CDBs, que pagam acima de 120%, do CDI ou mesmo dos LCIs, que pagam cerca de 92% do CDI. Para o cliente do varejo, isso é ótimo, pois ele não encontraria tais opções em bancos comerciais, que só oferecem essas modalidades para quem tem milhões a aplicar.  

É Seguro Investir?  

A XP Investimentos é uma correta segura para o seu dinheiro. Regulamentada pela CVM, a empresa também tem o selo CETIP Certifica, que garante que as aplicações são registradas no nome dos indivíduos. Com isso, caso ocorra algum problema com a XP, seus investimentos poderão ser operados em outra corretora. A XP também adere ao código ANBIMA, que regulamenta as melhores práticas para a distribuição de produtos de investimento. 

Quais as Modalidades de Investimento? 

É possível realizar diversos investimentos com a ajuda da corretora de valores. Você pode, por exemplo, investir em títulos de renda fixa, mas também buscar por fundos de investimento no tesouro direto, nas ações etc.

A partir de agora, apresentaremos as principais modalidades nas quais você poderá investir o seu dinheiro na XP:

XP Investimentos - É Seguro Investir? Quais as Modalidades de Invest

CDB 

A plataforma oferecida pela XP apresenta dezenas de CDBs para a pessoa realizar o investimento de acordo com seus objetivos. Basicamente, o CDB consiste em emprestar uma determinada quantia em dinheiro ao banco.

Vários bancos usam a plataforma da XP Investimentos para divulgar os seus CDBs, sendo que alguns oferecem uma rentabilidade maior que outros. Por isso, cabe ao investidor escolher aquilo que considera mais rentável e com menor risco. Nesse sentido, a XP Investimento auxilia na sua tomada de decisão, mostrando as vantagens e desvantagens de cada modalidade.  

Vale ressaltar que a rentabilidade do CDB pode ocorrer de três formas:  

  • Pós-Fixado: investimento ligado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI); 
  • Vencimento do CDB: o vencimento varia de um a sete anos e o banco é quem define. Os mais comuns são os de três anos; 
  • Carência do CDB: está atrelada a um período em que o investimento não pode ser resgatado, daí a carência. A data pode variar de um ano até o vencimento do CDB. Ao cabo do vencimento, você recebe o dinheiro de volta. 

Fundo de investimentos 

Esse tipo de investimento é feito a partir de uma reunião de cotistas, ampliando a possibilidade de investimento em vários mercados. Essa carteira de investimentos pode contemplar diversos produtos, tais como: Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros. O princípio é o seguinte: quanto mais diversificado for esse fundo, menor é o risco para quem participa. 

Esse investimento funciona da seguinte forma: todo o dinheiro aplicado é revertido em cotas, proporcionais ao valor total que cada indivíduo investiu. O valor de cada cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo é feito a partir da multiplicação do número das cotas adquiridas pela quantia cobrada naquele dia. Gestores capacitados administrarão o fundo de investimentos, que vão sempre buscar as melhores opções de negócio para que esse fundo sempre seja rentável a seus participantes. 

xp investimentos é seguro?

Tesouro direto 

Com a XP Investimentos, é possível comprar no Tesouro Nacional. Basicamente, estão habilitados o Tesouro Direto e o Mercado Secundário. No primeiro, a pessoa recebe da XP um login e uma senha para acessar o site do tesouro. Uma vez lá, o investidor acessa os títulos disponíveis para aquisição e decide qual quer adquirir. Pode-se comprar a partir de uma fração de 0,10% do título, mas desde que respeite o mínimo de R$30,00. 

Já no Mercado Secundário, o investidor compra títulos públicos de terceiros. Nesse caso, são pessoas que compraram títulos do Tesouro Direto e resolveram vender antes do vencimento. Aqui, você localiza títulos que não são mais vendidos pelo tesouro – o que é financeiramente muito positivo. Entre outras vantagens está o fato de que seu investimento não possui a taxa de 0,3% ao ano no tesouro, além de poder ser vendido quando desejar.